Espetáculos

Quarteto

O espetáculo Quarteto, de Heiner Müller, é inspirado na obra Les liaisons dangereuses, traduzido para o português como “As ligações perigosas”, de Pierre Choderlos de Laclos. Em cena, dois atores interpretam os quatro personagens principais da trama, num jogo cênico onde as trocas vão desvelando os jogos de sedução e poder.

Quarteto é uma das peças mais montadas de Müller. Ícone do século XX, é considerado o grande dramaturgo da Alemanha, depois de Bertolt Brecht, tendo sido, inclusive, diretor artístico do lendário Berliner Ensemble. Perseguido e censurado na Alemanha Oriental, e depois readmitido pouco antes da queda do muro, Müller tem na discussão sobre as revoluções e as relações do indivíduo com as diversas formas de poder e opressão, alguns dos focos principais de sua dramaturgia. Quarteto teve diversas montagens no país, sendo a primeira delas com direção de Gerald Thomas (que voltaria a dirigi-la), tendo Tônia Carreiro e Sergio Brito no elenco. Recentemente, Bob Wilson fez sua versão da peça com Isabelle Huppert no elenco, e o famoso Piccolo Teatro de Milão estreou uma montagem de Quarteto início desse ano.

O espetáculo comemora os 15 anos de teatro de Gil Vicente Tavares, que formou-se com essa peça em 1999, e o retorno aos palcos do ator Bertrand Duarte.

Prêmios e seleções:

Anual Prêmio Cenym de Teatro 2014: vencedor nas categorias “Melhor grupo de teatro”, “Melhor qualidade artística”, “melhor iluminação”, “melhor maquiagem” e “melhor cartaz”, além de ter sido indicado na categoria “Melhor espetáculo”.
21º Porto Alegre em Cena (Seleção oficial, 2014)
7º Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (Seleção oficial, 2014)
Quadrienal de Praga/2015 – Espaço e Design da Performance
20º Cena Contemporânea (Seleção oficial, Brasília, 2015)

Ficha Técnica

Texto: Heiner Müller
Encenação: Gil Vicente Tavares
Elenco: Bertrand Duarte e Marcelo Praddo
Direção de produção: Fernanda Bezerra
Assistência de produção: Anna Oliveira
Coreografia: Bárbara Barbará e Jorge Silva
Assistência de direção: Bárbara Barbará e Larissa Lacerda
Trilha original: Luciano Salvador Bahia
Luz e cenário: Eduardo Tudella
Cenotécnica: Adriano Passos
Figurino: Rino Carvalho Assistência de figurino: Alex Gurunga
Costureira: Angélica Paixão
Maquiagem: Marie Thauront e Mel Meireles
Assistência de maquiagem: Anna Oliveira
Design gráfico: Guto Chaves
Fotografia de estúdio: Almir Jr.
Fotografias do espetáculo: Andrea Magnoni

Voltar

Cultura e Cidade

A Cidade do Futuro, o filme

Márcio C. Campos 24/04/2018

Várias cidades do futuro foram erguidas no mundo desde que a sensibilidade moderna se estabeleceu: da italiana e renascentista Palmanova, com sua complexa combinação matemática originando uma...

Odoyá, receba o nosso lixo!

Cláudio Marques 08/02/2018

  Por décadas, eu frequentei a festa dedicada à Iemanjá no Rio Vermelho. Desde 1986, acho, de forma ininterrupta. Eu sou diurno e sempre cheguei cedo, por volta das cinco horas da manhã. Sol...

Assine nossa newsletter